top of page

Apólogo

  • milenamagalhaes16
  • 24 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Apólogo :

Gênero que ilustra um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais, em que figuram como personagens, objetos ou animais, seres inanimados ou animados. Mudança de comportamentos de ordem moral e social.

Exemplo :

A vida nos pequenos detalhes - Erica Taisa

No grande vale do iguaçu, tudo estava a sorrir: aves a cantar, bichos a desfilar, árvores a se impor e a fina chuva à cair. Tudo menos Maria, uma pequena semente joga em meio as folhas caídas pelo chão.

O sonho de Maria era se sentir útil ao seu lar, tudo tinha serventia, os frutos alimentavam os animais, o Sol aquecia a todos, a chuva ameniza o calor do sol, o vento trazia alegria já ela se via como uma simples semente, que nunca sairia do lugar, muito menos contribuiria com sua floresta.

Com o passar do tempo a pobre sementinha se sentia mais infeliz, sempre a procurar seu lugar no mundo, até que João, uma linda pedra foi jogada em cima dela. Ao ver seus olhinhos tristes João à perguntou qual era o motivo de sua aflição. Depois de ouvir suas lamentações ele a explicou, que após ser jogado em várias lugares já tinha visto de tudo.

João, então a mostrou que as lindas árvores que ali, estavam só existem por alguém como ela, que foi germinada e se transformou em planta. Disse também que o motivo da existência do fruto era protegê-la e que nada ali era tão importante quanto ela:

Maria se sorriu como nunca e a partir daquele momento entendeu que tudo tem sua utilizada. Sem a existência de uma escala de maior ou menor importância. O que mostra que se sentir insignificante, ou sem serventia no mundo, é um estado inútil de sua consciência, mostrando as paranoias e medo de cada um.


 
 
 

Comentarios


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page